O homem, desde os primórdios da história, tem procurado critérios para estabelecer, fixar, estimar ou arbitrar preços dos bens que satisfaçam ás noções de valor de cada mercado. Sendo essa uma das atividades mais freqüentes e complexas para o homem.
A avaliação de imóveis é utilizada geralmente em negócios, discussões e pendências interpessoais e sociais nas comunidades, quer seja transações de compra ou de venda, operações de garantias, instalações industriais, transações de locação, decisões jurídicas, operações de seguro, na reavaliação de ativos de empresas, no lançamento de impostos, nas hipotecas imobiliárias, nas divergências que originam ações democráticas, possessoras, nas indenizações, nas desapropriações e servidões, ou seja, em muitas ações oriundas de problemas inerentes aos relacionamentos do homem, em que o valor de um bem é de caráter fundamental. Porém, o que é o valor? Só existe um único valor para um mesmo bem? Esse conceito permite a aplicação do termo a qualquer estimativa, seja ela uma conclusão fundamentada ou, simplesmente, uma opinião pessoal.
O conceito de valor de um imóvel é, de modo geral, intuitivo e subjetivo (opinião pessoal), podendo assim diferir muito entre os avaliadores. O preço, por outro lado, é uma característica objetiva relacionada ao imóvel.
Uma avaliação deve ser objetiva e clara, identificando o bem a ser avaliador e com método a ser utilizado, objetivando minimizar qualquer subjetividade, inerente a todas as atividades humanas.
A avaliação, como uma ciência de mensuração do valor, não é exata, no entanto, pode se altamente precisa. Basicamente, se trata do juízo de valor sobre um bem e, quando realizada de forma cientifica, ou seja, baseada em teorias e métodos adequados, utiliza instrumental tecnológico pertinente. Assim, prima pela objetividade. Os resultados das estimativas uns dos outros.
Mas como avaliar um imóvel? Existem vários métodos para se estimar o valor de mercado de um bem imóvel. O melhor caminho é a comparação de dados de transação de imóveis semelhantes, efetuadas no mesmo período em que se necessita fazer a avaliação. Mas nem sempre isto é possível. Logo, deve-se buscar e aplicar outros métodos.